quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O despautério de Dona Clotilde




            Clotilde emigrou da região norte do Estado do Rio Grande do Sul para a capital, Porto Alegre. Na bagagem dos poucos pertences veio também a marca cultural da influência dos índios kaigangues que não usam a consoante “l” e a substituem por “r”. Desta forma, dona Clotilde costumava apresentar-se pelo nome de “Crotirde” Souza. Assim também falava em “probrema” e tantos outros termos com “r” gutural acentuado, o que tornava sua fala muito peculiar e interessante.
            Dona Clotilde era uma mulher franzina, sempre bem arrumada, mas, seu olhar parecia transluzir algo mais melancólico e que apontava para algum sofrimento mais velado e que ela não conseguia esconder-se totalmente através da dedicação e das dádivas que levava às pessoas. Sempre arranjava algum motivo para chegar à casa de alguém, nem que fosse para lhes dar dois a três chuchus colhidos antes do tempo de maturação. Partilhava um pouco de tudo. Tratava-se de uma vovó que visitava muito as pessoas da vila onde residia. Também o “Zé”, seu marido era muito social e amável nas conversas. Parecia uma dupla extremamente feliz. Eles estavam economicamente estáveis e seguros, com os filhos todos casados e ajeitando sua vida.
            Clotilde e “Zé” eram muito estimados porque estavam constituídos em referência de muita alegria nas conversas. Do olhar de dona Clotilde, todavia, emergia um ar mais tristonho e sofrido. Alguém poderia logo inquirir a respeito desta contradição, pois, se ela era uma mulher alegre, animada e conversadeira sobre tudo quanto era assunto, não poderia expressar um olhar triste. Ela, no entanto, sofria com uma obsessão: não queria vivenciar a fraqueza de sentir fantasias sexuais. Ninguém fez pesquisa arqueológica para saber se tal sintoma era fruto de uma educação religiosa puritana e escrupulosa ou se era problema afetivo que a levou a desenvolver, desde os primórdios da sua existência, alguns sentimentos de culpa, ou se constituía remorso por excessivas fantasias libidinosas.
            O sofrimento de dona Clotilde, de fato, vinha das profundezas de um sentimento mal orientado. Aprendeu ou assimilou que era importante rezar o terço a fim evadir-se das tentações que envolvessem atrações masculinas. Sem dar-se conta, ao pretender rezar para não sentir tentações, já mexia no baú do inconsciente e de lá fervilhavam muitas e variadas fantasias. Sua conclusão lógica era a de que não rezava com suficiente piedade e concentração, ou que, precisamente nesta hora, o capeta estivesse se aproveitando da ocasião para seduzi-la para o seu lado, com muitas fantasias nada recomendáveis para uma vovozinha de bem com a vida.
            Como os resultados se mostrassem literalmente ineficientes para vencer as tentações demoníacas, a opção de Clotilde foi a de intensificar as rezas de terço. Sem dar-se conta de que ao simples desejo de rezar para não ter tentações, elas já começavam a fluir e a vagar soltamente pelas vastas planuras do seu psiquismo. O processo chegou a tal ponto que Clotilde entrou num processo de culpa profunda diante de Deus. Na medida em que mais se empenhava para não ter tentações, mais elas lhe apareciam na mente. Isso, diante de Deus, significava um fracasso e uma evidência de que Ele já devia ter desistido de apostar na salvação do Clotilde e já a devia ter descontado entre as possíveis ovelhas do seu rebanho. Este sentimento de já estar condenada criava um tormento subjetivo na vida de Clotilde, de tal forma que, mesmo disfarçando alegria e bem-estar com tudo na vida, ostentava um olhar soturno.
            O auge da culpa apareceu num momento de oração, quando em meio ao exercício do mantra da repetição das ave-marias, ao invés de entrar num nível alfa de consciência para encher-se de forças superiores às tentações, visualizou Jesus e sua mãe em atos e gestos obscenos. O fato despertou uma culpa profunda e certamente nociva como um câncer de cérebro, pois fez desmoronar toda a alegria e a vontade de encontrar-se com as pessoas. Como não partilhasse isso nem para seu esposo, foi se fechando em seu quarto e não queria mais conversar com ninguém. No entanto, como visitava costumeiramente muitas famílias, e era amiga do padre, este, ao sentir sua ausência, foi até sua casa para saber o que estava acontecendo com dona Clotilde.
            Com muita dificuldade e relutância, dona Clotilde conseguiu, enfim exteriorizar a razão do seu despautério. Em meio a um choro compulsivo, regado com lágrimas que não conseguiam transportar para fora todo o sentimento de culpa, dona Clotilde conseguiu, pelo menos encontrar espaço para contar o sofrimento, sem sentir-se ainda mais condenada. O padre lhe mostrou, a partir dos estudos de Karl Yung, de que este assunto se situava no campo psíquico das “sombras”, termo criado pelo afamado psicólogo e usado para expressar que não existe total controle sobre o campo das fantasias. Elas aparecem independentemente da religião e da boa vontade, mas, quando se quer não tê-las, então elas são despertas no psiquismo com carga ainda mais intensa. Em outras palavras, tudo o que se quer negar no psiquismo, acaba enchendo ainda mais o próprio psiquismo. Portanto, o campo das fantasias não estaria situado no campo moral da culpa e do pecado, mas, das “sombras”, sobre as quais não se possui controle absoluto. Restaria, por conseguinte, admitir que em qualquer momento do dia e da noite, acordado ou sonhando, rezando ou fazendo gracejos, qualquer pessoa normal vive a contingência de sentir-se focada em fantasias sexuais. Deus nos fez ser assim. O ato de aceitar estas “sombras” faz com que, elas rapidamente se dispersam em razão de outros focos de atenção, e, como as nuvens, se volatilizam e se evadem para deixar espaço para outras emoções. Por isso, se lhe aparecessem quaisquer imagens, mesmo na hora da oração, o fundamental seria aceitá-las e rezar para Deus que está sentindo exatamente isso como manifestação do seu psiquismo.

            Poucos dias depois, dona Clotilde voltou ao seu itinerário de visitas e, com uma diferença no olhar: o cultivo da soturna culpa deu margem e espaço para a aceitação das fantasias e Clotilde voltou a ser ainda mais irradiante e entusiasmada pela vida do que era antes deste momento de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...