quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Avaliação de lideranças



            Como nas muitas metáforas bíblicas que relacionam plantas e sua produção de frutos, nós, mesmo não desejando, nos vemos na condição de constatar que os frutos das lidas cotidianas seguidamente se encontram aquém do que gostaríamos de verificar.
Nas muitas causas, pode o ambiente nos facilitar a constatação de que a vida poderia desenrolar-se de formas bem mais satisfatórias. No entanto, torna-se paulatinamente mais evidente e mais comum constatar que, o alcance de bons níveis de satisfação, decorre, em grande parte, do nosso próprio desempenho. O que colhemos das lidas, nem sempre proporciona “frutos tão doces” quanto esperamos.
Na parábola da vinha (Mt 21, 33-43) há uma referência especial aos governantes da sociedade. Nos discursos eles tendem a falar muito dos bons frutos e garantem que vão dar tudo de si para que a coletividade possa desfrutar dos melhores sabores dos frutos de sua governança. A constatação efetiva, porém, leva com evidência quase total a uma conclusão decepcionante: além da clássica protelação do que prometem não se revelam nada afoitos em favor do bem-comum, anunciado com tanta grandiloquência em suas falas discursivas.
Como qualquer cultivo de horta, de jardim ou de lavoura, a lavoura do poder público na sociedade geralmente deixa lacunas extraordinárias na idealização prospectada. Os frutos, desde longo tempo, continuam mais que azedos!
Não cabe anarquia e nem tampouco a mentira para dissuadir em torno de falsas promessas ou do anúncio do que os eleitores gostam de ouvir para serem enganados. Por outro lado, o que os subordinados fazem para não engrossar o aniquilamento, a espoliação e a indevida apropriação dos bens comuns, mesmo os simbólicos?
Tanto os que assumem a incumbência de governar, quanto os que neles depositam sua confiança, tampouco podem apenas pensar em colher para encher tulhas em favor dos próprios interesses. Assim como se usurpa o que é do bem comum, se usurpa o que é do “dono da vinha”, e, procede-se uma apropriação escancarada do que, por direito, pertence a todos.
Pela mesma característica que indevidas apropriações acontecem no poder civil, acontecem também no campo religioso, escancaradas inversões dos papéis de elevado número de lideranças religiosas: no lugar do desvelo em favor do bem comum da comunidade, efetuam apropriação indevida não apenas de bens materiais, mas, o que é pior: usurpam o lugar de Deus, como se ele fosse um pobre subserviente de suas ambições religiosas e de auto-afirmação.

A imagem das uvas boas, esperadas para a colheita, que, vias de regra desencanta, - porque estão azedas - é ainda muito oportuna diante de tanta uva ofertada como o melhor da ação de Deus, mas, que não passa de um azedume de usurpação indevida tanto dos sonhos, quanto dos anseios das pessoas de fé, numa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...