sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Alianças transfiguradoras de rosto e de vida



            Parece ser raro que alguém estabeleça uma aliança, seja política, comercial ou religiosa, sem claro interesse de outros alcances. Este interesse velado ou disfarçado tende, normalmente, a deixar alguém prejudicado ou lesado.
            Um olhar mais voltado para as reações humanas nos permite igualmente perceber que muitas pessoas, ao nosso redor, mudam seu semblante de um instante para outro e modificam radicalmente seu rumo de vida a partir de um simples pacto ou aliança: pode ser de namoro, de casamento, de opção por algum serviço, de organização de grupos, campanhas e movimentos.
            Algumas transfigurações de semblante são tão rápidas e encantadoras que parecem indicar, instantaneamente, a certeza do êxito e do sucesso. O emblemático personagem bíblico, Abraão, com medo diante do novo em idade já avançada, fez a experiência de que Deus iria acompanhá-lo. O contrato, um fogo passando entre duas partes de carne, fez com que Abraão mudasse seu modo de ser e de agir, partindo para um rumo novo.
Os discípulos de Jesus, numa experiência similar, ao encontrá-lo em oração, estranharam o rosto muito expressivo de Jesus, e, a partir daquela experiência, começaram a entender e a acompanhar outro êxodo, o de Jesus para Jerusalém, lugar da sua ressurreição. Este “nova” interpelação os fez agir de forma inusitada e progressivamente mais plena na condução da sua vida, apesar de momentos de vacilação, pois aquela aliança os fortaleceu com extraordinária capacidade de ampliar o projeto de Jesus Cristo.
A experiência do momento de oração ofereceu aos discípulos um arrebatamento, ou uma experiência hierofânica de radical transformação da vida. Experimentaram que Jesus era o filho amado de Deus, digno e merecedor de seguimento.
Nas duas situações, tanto a de Abraão como a dos discípulos de Jesus, revela-se um antecedente importante: estavam a caminho. Trata-se de um dado importante que pode indicar-nos uma mediação importante para experiências de transfiguração. Afinal, a transfiguração acontece quando se deseja ser melhor! Por outro lado, precisamos muito de visões transfiguradas para animar-nos no difícil caminho da fé em Jesus Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...