quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Eucaristia - sinal de outra realidade

Eucaristia – sinal de outra realidade

            Para os cristãos que veem na eucaristia a centralidade do sinal sacramental que remete a uma realidade maior do amor manifestado por Deus, em Jesus Cristo, resta ainda outra interpelação importante: comungar Jesus Cristo não significa ser antropofágico no sentido de se deleitar em comer carne humana, mas, significa envolver-se no amor que Deus manifestou em Jesus Cristo.
            A expressão usada pelo evangelista S. João, de “comer a carne de Jesus” tinha em vista a capacidade de impregnar-se do modo de ser de Jesus Cristo. O significado de “carne”, nos primeiros tempos da Igreja católica, deixava a conotação de que a condição humana era de existência frágil e mortal. Assumir, nesta condição, o itinerário de Jesus, requeria a memória do que Jesus fez, especialmente, na sua ceia de despedida.
            Da grande síntese daquela ceia de despedida, estava presumido não apenas o pão daquele momento, mas, também a sábia recordação de avivar a aliança e a sabedoria do serviço que Deus explicitou à condição humana. Assimilar todo este envolvimento amoroso equivale a “comer e beber o corpo e o sangue”. A celebração, portanto, constitui o momento em que nos impregnamos desta grandeza de Deus para as lidas cotidianas.
            A mera participação numa celebração ainda não significa adesão a Jesus como enviado de Deus: requer uma decisão para participar do seu caminho e o necessário empenho para que este modo de ser entre na vida.
            Restringir a vida à mera opção pela “carne” ou ficar limitado e amarrado aos próprios limites, não permite perceber o sentido do crer em Jesus. Por isso, o apelo ao “espírito” equivale a deixar-se conduzir pelas orientações de Jesus Cristo.

            Se para muita gente a Eucaristia é um ato banal de simplesmente comer a hóstia, ou o pãozinho, isto ainda não a insere no caminho do amor de Deus. Tampouco será este ato exterior que dará força e alento para as dificuldades cotidianas quando está desprovido do espírito de Jesus Cristo, de quem esperamos sentir o envolvimento do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...