quinta-feira, 4 de junho de 2020

PERUCA EM CARECA

 

 

            Uma peruca pode disfarçar e esconder perfeitamente uma calvície. Ela pode deixar nas outras pessoas a simpática impressão de que, quem a usa, tenha cabelo viçoso, asseado, bem tratado e encantador.

A peruca também se presta para esconder o cabelo natural da cabeça, de traços considerados pouco atraentes, ou, em dissonância com o gosto de quem os recebeu com o dom da sua existência.

Quando alguém apela ao uso de peruca, supomos que não esteja gostando do seu cabelo ou que queira deixar a impressão de que não é careca, uma vez que a calvície pode denegrir a auto-estima de algumas pessoas e se presta para alguma gozação. Até aí, tudo bem, mas, quando alguém deseja aumentar a quantidade de cabelos na cabeça, ainda que seja somente um fio, a peruca se apresenta totalmente ineficaz. Por mais bonita que possa ser e por mais que possa disfarçar os poucos cabelos que oculta, ou até a ausência de cabelos, ela não acrescenta um único fio de cabelo à calvície.

            Nas buscas de espiritualidade muitas pessoas empreendem algo similar ao que acontece com a peruca e se embrenham num caminho de incongruência.           

Em nossos dias, muitas pessoas agem de forma parecida com quem usa peruca para esconder a cabeça careca. Como a ausência dos desejados fios não será efetivamente suprida pelo uso da peruca, a ocultação ou dissuasão dos fios perdidos não povoa a calvície. Mecanismo bastante parecido é adotado por muitos programas religiosos midiáticos. Com jogo de luzes e imagens hiper-reais, despertam, tanto quanto a peruca, a simpatia e o encantamento dos que visualizam a beleza da peruca,  certamente não irá efetuar a reposição real e efetiva de cabelos na cabeça.

            Para a construção do Reino anunciado e proposto por Jesus Cristo, não é suficiente o disfarce, a bela encenação teatral, por mais que possa parecer um simulacro perfeito. Na busca de espiritualidade, o pressuposto de pretender recuperar espaços e membros perdidos para as greis, consideradas as mais amadas e protegidas do Pastor, pode levar à aparência hiper-real que deixa tudo simpático, piedoso, espiritualizado, comovente e encantador, mas, toda esta imagética pode enfeitar ritos e rituais, com muitas emoções e comoções, sem, contudo, aprofundar sinais e gestos na construção do projeto de Jesus Cristo.

A extraordinária apelação para o “Espírito Mágico” que cura doenças, que salva, que transforma imediatamente a vida para o auge da felicidade, pode não passar de um engodo e constituir apenas o papel da peruca. O que se pode apreciar nestes programas é que os rituais e os conteúdos altamente emotivos, não atingem a causa da ausência de cabelos.  Tornam-se apenas mais um produto de consumo do sistema neoliberal globalizado, que aparenta reposição de cabelos, mas que não impregna a calvície segundo os desejos.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...