quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PECULIARIDADES DE SOGRA



            Se as relações de mãe com filhos nem sempre são tão corteses e respeitosas quanto seria desejável, as de sogra com genros e noras, - por natureza - tendem a transcorrer mais polêmicas. A aproximação decorre de outros interesses e a afinidade passa pelo difícil crivo da simpatia.
            Facilmente vigora o mecanismo primário do afeto de encantamento ou de rejeição. Assim, desde um primeiro relance de vista, pode alguém, que tende a se inserir em novo grupo familiar, encontrar a mais severa antipatia e, que com o passar do tempo, até corre o risco de agravar-se.
            De fato a troca do ambiente familiar por outro, mais do que o impacto da simpatia, pode tornar-se um caminho estressante e de conflitos tanto verbais quanto de comunicação não-verbal com vistas a sugerir afastamento ou submissão.
            Nas múltiplas táticas de interferência, tanto para o bom entendimento quanto para agravar a ruptura, desencadeia-se um vasto campo para piadas e anedotas, geralmente, de extraordinária inventividade para referir-se às sogras. É claro, nem todas as sogras e nem todos os genros e noras são a personificação do mal na vida humana. Muitas se aprofundam em riquíssimas e benfazejas interatuações de vida, de bem-querer, e de terna entre-ajuda.
            Como as conversas relativas a sogras tendem a tornar o tema mais hilário e de deslocamento de sintomas – pois, são sempre elas que atrapalham os planos – acaba-se esquecendo, que elas também podem ser excluídas.
            Um exemplo clássico de sogra deixada de lado é o da narração bíblica que se refere à sogra de Pedro. Conta-se que Jesus, ao saber que ela estava acamada, e, com febre, – cama pode simbolizar mais do que um desequilíbrio orgânico e uma reação calórica do organismo para estabelecer um equilíbrio diante de alguma invasão bacteriológica – ela estava sem participar das lidas humanitárias de Jesus Cristo. Ele, no entanto, teve um procedimento impressionante: estendeu a mão, para que a sogra de Pedro se erguesse. Ao sentir-se envolvida na socialização, ela passou a servir os que vieram à sua casa.

            Talvez as muitas histórias de extraordinária ficção e criatividade em torno das sogras estão a revelar, o que causa a “febre” que deixa tantas sogras acamadas e jogadas à sua própria sorte, mereçam mãos que se estendem a fim de que uma acolhedora valorização possa despertar-lhes a capacidade de bem servir. Desta forma, as noras e os genros podem cultivar a virtude de gestos com alcance mais significativo do que o de propalar inventivas anedotas sobre suas sogras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...