quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Profissão de fé



            Consciente, ou, inconscientemente, tendemos a expressar alguma fé em algo superior. Ou para sair de alguma contingência, ou mesmo por necessidade diante dos medos e riscos, somos levados a nos reportar para algo novo, que possa ajudar a sair de algum fatalismo e que seja capaz de evitar o fracasso ou a morte. Muitas vezes também nos sentimos obrigados a pensar algo diferente e mais significativo do que idéias negativas que ocupam obsessivamente nosso psiquismo.
            Para cristãos, ainda que por razões frágeis, o cultivo de um horizonte de expectativas em torno do que Deus pode fazer - na mediação de Jesus Cristo - é algo central. Na prática, porém, tende-se a expressar uma fé mais acentuada nas leis do mercado, estas que apontam um vasto horizonte de felicidade, simplesmente, a partir do produzir e do consumir.
Ainda que, eventualmente, situações especiais levar aos apelos de Deus, o dia-a-dia torna-se cada vez mais perpassado pela profissão de fé do outro deus produzido: o do mercado! Sua exigência é aparentemente muito mais compensadora e bem mais fácil de ser seguido do que aquele conjunto de procedimentos éticos, morais e religiosos requeridos pelo Deus da experiência bíblica: basta entrar na onda generalizada de comprar e de consumir muito!
            No tempo do profeta Isaías criou-se uma polêmica em torno do administrador ou mordomo do palácio do rei: Sobna, detentor das chaves, desviava do acesso ao rei os que mais precisavam da sua ajuda. Isaías passou a defender a substituição do Sobna por Eliacin, porque este era homem respeitoso, de boa índole, e, que poderia facilitar o acesso a quem realmente precisasse chegar ao Rei.
            No Evangelho de Mateus (16,13-20) destaca-se uma delegação parecida: Jesus constituiu a Pedro como pedra fundamental, depois que este fizera uma rica declaração de fé. Jesus lhe prometeu as “chaves” do reino do céu, para bem conduzir ou administrar a comunidade dos discípulos seguidores. A chave não constituía honra e nem grandeza de poder auferida a Pedro, mas, um chamamento ao humilde serviço de desvelo e de cuidado da comunidade cristã.
Nesta perspectiva, ligar e desligar significa reconhecer um importante papel da comunidade: seu serviço pastoral pode ligar ou excluir, bem como, afastar interessados ao acesso. Portanto, se pessoas estão ansiosas para livrar-se das “portas do inferno” de sofrimentos e de contrariedades profundas, e querem evadir-se deste desespero, não fica interessante valer-se da função na comunidade para protelar acessos e para excluir.

 Em outro sentido, que o humilde serviço das comunidades cristãs possa abrir e ligar para o caminho que salva e não fazer como Sobna que só favorecia alguns privilegiados ao acesso do Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...