segunda-feira, 16 de março de 2020

INCERTEZAS




            Além daquelas que atormentam o cotidiano e com as pessoas do entorno das interações, somos invadidos por incertezas constituídas em ondas gigantes e que vêm de muito longe.
            A vida globalizada e sob a aparente sociedade aberta, já não carece de fronteiras nacionais neste planeta e nos bombardeia com informações que afetam a segurança básica. Longe da endeusada sociedade aberta, segura e sem fronteiras, vive-se o jogo de interesses de grupos poderosos e sem regras para as suas ambições, mas, também sob as ameaças de grupos extremistas e fanatizados, de nacionalismos fascistas, de fanatismos religiosos e de injustiças que ignoram qualquer preceito ético.
            A crescente espiral da violência armamentista cada dia mais sofisticada coloca iminências de guerras daqueles que querem combater o terrorismo, mas o praticam na mesma similaridade dos terroristas, e, como eles, matam outros que não tem nada a ver com sua disputa.
            O espaço e o tempo da globalização faz com que fatos e riscos de distâncias enormes rapidamente nos envolvam, sejam de ações terroristas ou militares, sejam de expansão de doenças, descontroladas ou produzidas, ou de informações falsas para produzir vantagens políticas e econômicas. Nesta dependência todos em qualquer lugar inóspito do planeta são atingidos.
            A sofisticação dos recursos militares para controlar a ordem mundial sucumbe em sofisticação cada vez mais volátil de grupos terroristas que por simpatias e afinidades, agem agressivamente e se desfazem ser deixar quaisquer vestígios.
            Assim, cidades e cidadãos já não vivem a seguranças de suas políticas, porque interesses, táticas e ações de grupos situados a enormes distâncias, ameaçam a vida e a segurança. E povoam o inconsciente de neuroses em torno do que pode vir a acontecer. Por isso, a tão frágil condição de sobreviver, mesmo com muitos enfados, pode ser supinamente interrompida por alguma razão completamente estúpida ou por uma virose que se espalha mais rápida do que o vento.
            O mundo pacato, ordeiro e de cordialidade, vivido por tanta gente no seu passado, sob a sedutora e envolvente globalização, dá lugar a desejos quase infinitos, mas que, diante das éticas e políticas da chamada sociedade aberta, fecham muito antes do tempo esperado o ciclo da existência.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

<center>ERA DIGITAL E DESCARTABILIDADE</center>

    Criativa e super-rápida na inovação, A era digital facilita a vida e a ação, Mas enfraquece relacionamentos, E produz humanos em...